sexta-feira, 23 de outubro de 2009

É possível terminar uma relação sem magoar o outro?



por Anette Lewin

Resposta: As separações, em geral, geram mágoas. Principalmente na pessoa que é abandonada. É possível, porém, tentar evitar que as mágoas causem traumas e feridas profundas.
É importante que você vá, aos poucos, preparando a pessoa e dando sinais de que as coisas estão mudando.

Quando a pessoa perceber e perguntar o que está ocorrendo comece a colocar como você está se sentindo na relação. Diga que seus sentimentos estão se modificando e você está tentando entendê-los melhor antes de tomar qualquer decisão. Use sua sensibilidade para respeitar o tempo da pessoa. Se você notar que sua colocação foi uma surpresa, dê o tempo necessário para que a pessoa se acostume com a ideia.

Respeite tambem o jeito de ser da pessoa. Alguns, frente à iminencia de abandono se fecham; outros explodem; outros querem conversar. Deixe que a pessoa se expresse do jeito dela. Forçá-la a falar quando ela não quer ou reprimi-la se ela quiser falar pode piorar a situação.

É preciso sensibilidade e capacidade para se colocar no lugar do outro

No mais, a sensibilidade e a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar o que ele está sentindo, devem ser seus principais instrumentos no sentido de proteger uma pessoa com quem você dividiu parte de sua vida afetiva. Acredito que o simples fato de você se preocupar com o tema a ponto de escrever esse e-mail, já é um sinal de que você é uma pessoa cuidadosa. E a pessoa que recebe cuidados tem mais chance de enfrentar a situação de uma forma mais sadia. Sem mágoas, difícil. Mas com respostas mais adequadas, provável. Enfim, "Dê o seu melhor para que a pessoa não dê a você e a ela mesma o seu pior".

Continue lendo >>

Casamento: Oportunidade maravilhosa ou armadilha ardilosa?



por Patricia Gebrim

Eu me pergunto, enquanto aqueço meus dedos em frente ao teclado:

“De onde tiramos essa certeza de que todos devemos namorar, casar e ter filhos para sermos felizes?”

É incrível como acabamos assimilando algumas idéias sobre a vida como se fossem verdades universais, não é? Pense comigo... então pessoas solteiras, ou sem filhos, nunca poderiam ser felizes? Você acredita mesmo nisso???


Bem, se eu começo este artigo com esses questionamentos é porque tenho a proposta de escrever sobre o tal casamento, e a primeira coisa que me ocorre dizer é que “o casamento não é para todos!”.

Eu acredito de verdade que algumas pessoas fariam um enorme favor a si mesmas, e aos outros, se optassem por não se casar. (Digo o mesmo quanto a ter filhos, mas isso fica para um próximo artigo!)

Não que eu seja contra o casamento, longe disso!

Mas sou a favor de escolhas conscientes.

É preciso que a gente abra mão dessa visão romântica que vende o casamento como um conto de fadas, onde os parceiros se casam e “são felizes para sempre”, como se isso acontecesse por um passe de mágica, sem o menor esforço!

Ouça... É claro que eu acredito que podemos ser felizes no casamento!

Tanto quanto podemos ser felizes se estivermos solteiros, ou se dedicarmos nossa vida a um trabalho, ou a viagens, ou a estudar as salamandras do sudoeste asiático! Eu repito: Não é o casamento que fará ninguém feliz! A felicidade é uma conquista interna.

Vejo o casamento como uma escolha. Escolher casar é escolher ter um ombro onde podemos nos deitar de vez em quando, um parceiro para dividir as coisas boas e ruins da vida. É escolher aprender junto com o outro coisas como amor, respeito, perdão, amizade.

Longe de ser um “parquinho de diversões” recheado de doces, divertimentos e riso solto, o casamento na verdade seria melhor representado se comparado a uma escola, com seus testes, desafios, possibilidades e conquistas. Um espaço de crescimento e mútua transformação - com deliciosos toques de prazer e ternura, é claro, afinal ninguém é de ferro !!!!

O casamento pode ser uma oportunidade maravilhosa ou uma armadilha ardilosa. Dependerá do grau de amadurecimento dos que se casam!

Um pequeno teste para você! Pare um pouco a leitura e pergunte-se o que você espera do casamento.

Você espera que o casamento seja um espaço onde você será plenamente aceito como é? Espera que seu casamento seja livre de conflitos? Espera prazer ilimitado? Perfeito entendimento entre você e seu (sua) parceiro (a)? Segurança total? Você sonha chegar em casa e encontrar à sua espera uma pessoa sempre feliz, pronta a satisfazer todas as suas necessidades?

Você acredita que isso seja possível?

Eu vou lhe dizer que sim, talvez isso seja possível, se - preste atenção agora!!! - “se” você for capaz de aceitar-se plenamente como é, “se” nunca tiver nenhum conflito em sua vida pessoal, “se” for capaz de permitir-se prazer ilimitado, “se” for totalmente seguro, “se” estiver sempre feliz e pronto a satisfazer todas as necessidades de quem ama. E “se” encontrar alguém que também tenha todas essas características!

Bem, por outro lado, se aceitarmos que o casamento seja um espaço de crescimento, precisamos considerar que todos os nossos aspectos imaturos e não trabalhados aparecerão nesse espaço, bem como os de nosso parceiro conjugal. Todos nós trazemos conosco uma boa quantidade de lixo emocional, que fomos acumulando desde nossa infância. Esse lixo é feito de idéias errôneas, crenças distorcidas, percepções enganosas. Bem, todas essas distorções atuais e passadas aparecerão refletidas na tela do casamento, e você precisa saber que isso vai acontecer!

O casamento é como um espelho. Impossível não nos enxergarmos nele!

Quer ver? Imagine, por exemplo, que você tenha sido uma criança insegura em uma família grande, onde ninguém nunca tenha dado ouvidos às suas opiniões. O tempo passa, e você seguiu achando que muitas vezes as pessoas ao seu redor não ouviam você, nem os amigos, nem o chefe... ninguém. Então você se casa, faz uma linda festa, e passa-se um tempo, e então você começa a ter “certeza” de que ... seu parceiro simplesmente não ouve você!

É isso o que quero dizer com enxergar-se no espelho do casamento. E é nesse ponto que podemos decidir se o nosso casamento será uma historia de crescimento ou não.

Se aceitarmos os conflitos do casamento como pistas sobre os aspectos a serem trabalhados em nós (e no outro), poderemos conviver com as imperfeições e utilizá-las para nos tornarmos pessoas mais maduras e melhores. Poderemos ajudar, amorosamente, nosso parceiro a fazer o mesmo. Não nos sentiremos tão ameaçados quando as coisas parecerem dar errado. Na verdade aceitaremos melhor as crises e imperfeições. As nossas e as de nosso parceiro. Nesse tipo de casamento, também haverá abertura para a alegria, o prazer, o afeto compartilhado, o companheirismo. Não haverá exigências inalcançáveis ou expectativas irrealistas.

Mas se esperarmos demais do casamento e encararmos os conflitos como sinais de imperfeição, como se o casamento estivesse defeituoso e precisasse ser consertado, ou mesmo “jogado fora” (você já reparou como hoje em dia as pessoas jogam fora sem pensar?); perderemos essa preciosa oportunidade, e mais; ficaremos aprisionados em uma teia indissolúvel de mágoas e ressentimentos. Não é difícil perceber que quando nos recusamos a lidar com os conflitos, mesmo que consigamos desviar deles, em breve eles voltarão, minando a vida do relacionamento.

Para aqueles de vocês que são mais práticos (embora eu não acredite em regras do tipo “como ser feliz em seu casamento”) vou compartilhar algumas reflexões...

- Conflitos e desentendimentos fazem parte de casamentos saudáveis.

- Não espere demais de seu casamento! Aprenda a valorizar o que você tem.

- Um casamento pode ser bem sucedido se os parceiros amorosos estiverem dispostos a crescer juntos, abrindo mão de culpar o outro pelas dificuldades da relação.

- Homens e mulheres “cuidam” de formas diferentes. Aprenda a valorizar a forma de cuidar do outro!

- Não espere que seu parceiro satisfaça todas as suas necessidades!

- Exercite colocar-se no lugar do outro. Pergunte-se: “Como será que ele (ela) está se sentindo com tudo isso?”

- Não leve as coisas tão a sério e regue seu casamento com boas doses de bom humor. 
Patricia Gebrim é psicóloga e escritora

Continue lendo >>

Perdoar é assumir a responsabilidade pelo que você sente

Perdoar é diferente de esquecer. Quem perdoa não fica preso ao passado


Por Emilce Shrividya Starling

Segundo a filosofia do yoga, o perdão é um dos caminhos do dharma - dever. É uma grande virtude que abre o caminho da luz. É uma bênção tanto para quem recebe como para quem concede.

Aquele que perdoa e não guarda rancores em seu interior, experimenta despreocupação e a leveza da alegria.

A capacidade de perdoar não acontece facilmente ou rapidamente. É uma virtude que precisa se cultivada por muito tempo. Você precisa ter muita força interior que vem da sabedoria e do amor de seu coração.


A oração, a contemplação e a meditação purificam o coração e a mente e auxiliam a sentir o perdão.

O perdão é um ato do coração e faz você experimentar o amor de seu próprio interior. Ele libera a dor, o ressentimento que você carregou como um fardo que feria a você mesmo e aos outros. Você deixa de ser vítima de quem lhe prejudicou.

Torna-se mais fácil perdoar quando você não multiplica as ofensas, não guarda mágoas e nem permite que a dor cresça em seu coração se relembrando do que lhe fizeram ou do que aconteceu.

É difícil perdoar quando você reage agindo da mesma maneira, revidando as provocações, as afrontas e magoando também a outra pessoa.

É preciso se lembrar que tudo que você pensa, fala e faz cria seu próprio mundo. Deste modo, ao criar dor para a alguém você está criando sofrimento e inquietude para si mesmo.

Quando uma pessoa nutre pensamentos rancorosos, esses pensamentos tendem a se acumular gerando tensões, insônia, agitação, destruindo sua própria paz mental.

A raiva e o ódio são emoções que tendem a se agravar e a crescer se deixados sem controle. São nossos verdadeiros inimigos.

Você pode até achar que sente aliviado ao responder da mesma maneira, mas você se esquece que está gerando sofrimento para si mesmo. Você não percebe que essas emoções destrutivas queimam você por dentro, tiram sua paz e alegria.

Para superar essas emoções destrutivas, você precisa cultivar a paciência e a tolerância.


Como diz Dalai Lama, no livro A Arte da Felicidade: "um produto da paciência e da tolerância, é o perdão. Quando somos realmente pacientes e tolerantes, o perdão surge espontaneamente".

O perdão é uma escolha. É recuperar seu poder, é assumir a responsabilidade pelo que você sente.

O perdão é para sua própria cura porque você não gasta energia desnecessária sentindo raiva e sofrimento em relação a coisas sobre as quais você não pode mais mudar e não têm poder.

Muitas pessoas não entendem que quem perdoa é o mais beneficiado e teimam em afirmar que o outro não merece seu perdão. Mas, agindo assim, elas estão apenas criando uma montanha de dor para elas mesmas.

Analise os acontecimentos negativos no passado e reconheça que passado é passado e que nada vai mudar esses acontecimentos. Perceba que não adianta guardar ressentimentos, pois isto apenas perturba sua mente criando infelicidade para você.

Perdoar não é esquecer algo doloroso que aconteceu. Perdoar e esquecer são coisas diferentes. Você pode até se lembrar desses acontecimentos, mas o importante é abandonar os sentimentos negativos relacionados a esses acontecimentos. Ao perdoar você não fica preso ao passado.

O perdão é a energia do amor que nos liberta.

Entenda o valor do perdão. Compreenda que perdoando você pode melhorar sua saúde física e mental. Você se liberta das amarras das mágoas e experimenta a leveza do coração.

Perdoando você está sendo gentil com você mesmo e reconhecendo a bondade de sua alma. Você experimenta tranqüilidade da mente, sente entusiasmo e vive melhor seu momento presente.

Gosto muito de uma Oração do Perdão de Masaharu Taniguchi:

"Eu lhe perdôo e você me perdoa.
Eu lhe amo e você me ama.
Eu e você somos uma só pessoa perante Deus.
Oro sinceramente pela sua felicidade.
Seja cada vez mais feliz.
Obrigado Deus, muito obrigado "

Esta oração é muito poderosa e produz efeitos imediatos em você e nas outras pessoas. Mesmo que você comece a orá-la, sentindo ainda muita raiva, apenas o fato de rezar, de abrir seu coração, vai libertando você e os outros também.

Pessoas de difícil convívio em nossos relacionamentos nos ajudam a desenvolver todas estas virtudes: paciência, tolerância, perdão, compaixão e compreensão. São como termômetros para nós, pois através delas vamos nos autoconhecendo, descobrindo o quanto já evoluímos e o quanto ainda precisamos dissolver a raiva em nosso coração.

E entenda que para perdoar você não precisa conviver com a pessoa. O importante é orar sinceramente para que ela seja feliz. Tanto quem perdoa como quem é perdoado é beneficiado com o perdão.

Alimente a força do perdão. E experimente como essa virtude abençoada fortalece você e o ajuda a superar as dificuldades.

Lembre-se de Deus e sinta como o poder do perdão é uma verdadeira alquimia curando e transformando você. Fique em paz!

Notas bibliográficas:

A Arte da Felicidade- Lama, Dalai- Ed. Martins Fontes
Entusiasmo- Chidvilasananda, Gurumayi- Ed. Siddha Yoga Dham Brasil
O Poder do Perdão-Luskin, Dr. Fred - Ed. Novo Paradigma.

Continue lendo >>

Nove passos para revitalizar seu relacionamento amoroso



Para a consultora em relacionamentos, Nelma Penteado, que já palestrou para mais de 1,5 milhão de mulheres e casais no Brasil e no exterior, não há fórmulas para manter calor da relação, porém nove atitudes, se praticadas, podem dificultar a chegada da monotonia ao romance.

O Dia dos Namorados é uma ocasião para momentos a dois que proporcionem mais desejo um pelo outro e mantenham o relacionamento estável e feliz. Ela ainda completa dizendo que manter um dia-a-dia com momentos positivos, proporciona a canalização de energia para um momento erótico ou afetivo mais intenso.

Nove passos para revitalizar seu relacionamento amoroso

1ª) Autoestima nas alturas

Massagear o ego do companheiro é sempre positivo para ambos. Vale lembrar que os elogios não são preferências femininas. Os homens também gostam de ser bem-vistos e qualificados. Ambos conseguem equilibrar a relação sempre lembrando ao outro sobre sua beleza, charme, sensualidade;

2ª) Um dia de cada vez

Prestar atenção no parceiro e destinar um momento do dia ao seu amor é muito importante. É positivo ter o pensamento de que hoje você vai fazer o seu companheiro feliz e irá ficar feliz pelo bem-estar dele. Colocar aquela roupa sensual que ele gosta, é um exemplo;

3ª) Pedir desculpa

Uma regra importante é não dormir brigado com o parceiro em hipótese nenhuma, as diferenças devem ser resolvidas e solucionadas antes do amanhecer para que não aumente a distância entre os casais;

4ª) Jogos amorosos

Crie jogos amorosos e eróticos, faça brincadeiras com chantily, por exemplo, pelo menos uma vez ao mês. São atitudes que aquecem e incrementam as relações;

5ª) Dance

Não ter vergonha do próprio corpo é muito importante para atrair o parceiro com um strip tease, danças e surpresas que o deixarão surpreso, a segurança e autoconfiança é um dos pontos primordiais para o êxito;

6ª) Saídas a dois: planejar passeios, viagens e dias juntos em local bonito (por exemplo, o Vale Suiço Resort Hotel) e aconchegante, longe da família, são maneiras de ter um tempo a mais para aperfeiçoar o relacionamento dos casais. Conversar, se conhecer ainda mais e participar da vida do outro diretamente;

7ª) Ter objetivos comuns

Planejar atividades juntos a médio e longo prazos, como viagens a dois, reciclem sempre aquela lua-de-mel. Objetivo comum cria cumplicidade e companheirismo para concretizar os projetos traçados;

8ª) Voltem a ser crianças

Parece infantil, mas brincadeiras de crianças podem ter desfechos maravilhosos, como a guerra de travesseiro que acaba entre os lençóis, com muito carinho;

9ª) Surpresas

São sempre bem-vindas; sejam elas do teor que forem. Enviar flores, levar a um restaurante diferente para comemorar aniversário de casamento, ir a um motel diferenciado e distante da cidade, ligar no meio da tarde para dizer “oi”, enviar um e-mail romântico.

Continue lendo >>

Aprenda a manter seu relacionamento em alta com apenas 6 passos


Na Lei da Atração a maioria das técnicas para manifestar um fabuloso relacionamento amoroso em sua vida inclue a visualização regular, a coleta de imagens ou criar “quadro de visualização” que reflete nosso desejos, abrindo espaço para alguém novo em nossas vidas.
Enquanto esses processo ajudam-nos a trazer os nosso sonhos amorosos para a realidade, há outros passos necessários para permitir o parceiro ideal aparecer. Se você é sério sobre obter um relacionamento amoroso que você quer, siga esses seis passos:

1. Seja claro sobre o que ou quem você realmente quer. Antes que você possa criar um relacionamento perfeito para o resto de sua vida, você precisa saber o que tem nele para você. Algumas vezes as pessoas cometem erros ao definir seu parceiro ideal como estar com uma pessoa específica, ao invés de identificar a real essência do que você realmente quer. Esclareça os sentimentos fundamentais, a emoção, experiências que você deseja, e deixe o universo cuidar da parte de oferecer o seu relacionamento amoroso perfeito à você.
2. Se você estiver insatisfeito com seu relacionamento amoroso atual, então pare de reclamar sobre seu parceiro. Quando não estamos felizes com o atual relacionamento amoroso, nós frequentemente culpamos nosso parceiro sem nos darmos conta. Nós observamos somente o lado ruim, ou os erros do parceiro.
Sempre que mantermos uma imagem na nossa mente sobre eles(as) como pessoa que não estamos satisfeitas com, essa situação continuará a aparecer desta forma. Dê espaço para que ele(a) possa ser aquilo que é capaz de ser, observe somente as coisas boas em que vocês passaram juntos ou visualize os momentos felizes que viveram juntos ou que poderão viver. Isso trará uma imagem positiva de seu parceiro, gerando um melhor relacionamento amoroso.
3. Seja aberto. Deixe o universo surpreender você. Frequentemente os relacionamentos amorosos que duram a vida inteira se formam em maneiras que você nunca esperasse. Conecte-se com seu guia interno (emoções, sentimentos, intuição) e respeite esse guia. Garanto que não vai lhe deixar na mão.
4.  Ame à você mesmo da mesma maneira que você quer que outros te amem. O nosso mais importante relacionamento amoroso de todo nossa vida é aquele que temos conosco, raramente damos a atenção ao que realmente interessa, NÓS MESMOS. Qualquer relacionamento que temos em nossa vida como, no trabalho, com seus filhos, irmãos e etc é apenas uma reflexão de como nós tratamos a nós mesmos. Por esta razão (e também porque é bom), trate a você mesmo da forma que você quer ser tratado. Fale e faça boas coias para você próprio. Quando você é bom a você mesmo, outros também serão.
5. Ame aos outros da forma que você quer ser amado. Para criar uma vibração forte e alinhada com o seu relacionamento amoroso desejado, Ame aos outros da forma que você quer ser amado. Incondicionalmente, sem restrições, abertamente - ofereça seu amor aos outros. É uma maneira excelente para criar o alinhamento, e advinhe - Você sente-se bem.
6. Finalmente, deixe ir tudo aquilo que não está funcionando em sua vida. Para que as coisas boas acontecam (como obter a vida amorosa que você quer), você tem que sentir-se bem. Eliminar tudo aquilo que está te deixando mal. Seja o trabalho, maus hábitos, apartamento, relacionamento amoroso - tudo aquilo que você não se sente bem tem que ser remediado. Criar um aspirador (na intenção de aspirar as coisas ruins) em sua vida, permite ao Universo a preencher com coisas melhores.
A última dica por ela mesma pode abrir a janela da oportunidade que permite uma avalanche de coisas boas vir a sua direção!
Você encontrará que essas dicas tem uma coisa em comum: a criação de uma vibração alinhada com o relacionamento amoroso desejado. Porque “coisa atrai coisa” o poder da Lei da Atração está no alinhamento das vibrações (seus pensamentos e emoções) com os seus desejos e resultados.  Espero que alguma dessas dicas possa te ajudar a obter um melhor relacionamento amoroso.

Continue lendo >>
Hiper Seriados

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO