sexta-feira, 23 de outubro de 2009

É possível terminar uma relação sem magoar o outro?



por Anette Lewin

Resposta: As separações, em geral, geram mágoas. Principalmente na pessoa que é abandonada. É possível, porém, tentar evitar que as mágoas causem traumas e feridas profundas.
É importante que você vá, aos poucos, preparando a pessoa e dando sinais de que as coisas estão mudando.

Quando a pessoa perceber e perguntar o que está ocorrendo comece a colocar como você está se sentindo na relação. Diga que seus sentimentos estão se modificando e você está tentando entendê-los melhor antes de tomar qualquer decisão. Use sua sensibilidade para respeitar o tempo da pessoa. Se você notar que sua colocação foi uma surpresa, dê o tempo necessário para que a pessoa se acostume com a ideia.

Respeite tambem o jeito de ser da pessoa. Alguns, frente à iminencia de abandono se fecham; outros explodem; outros querem conversar. Deixe que a pessoa se expresse do jeito dela. Forçá-la a falar quando ela não quer ou reprimi-la se ela quiser falar pode piorar a situação.

É preciso sensibilidade e capacidade para se colocar no lugar do outro

No mais, a sensibilidade e a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar o que ele está sentindo, devem ser seus principais instrumentos no sentido de proteger uma pessoa com quem você dividiu parte de sua vida afetiva. Acredito que o simples fato de você se preocupar com o tema a ponto de escrever esse e-mail, já é um sinal de que você é uma pessoa cuidadosa. E a pessoa que recebe cuidados tem mais chance de enfrentar a situação de uma forma mais sadia. Sem mágoas, difícil. Mas com respostas mais adequadas, provável. Enfim, "Dê o seu melhor para que a pessoa não dê a você e a ela mesma o seu pior".

0 comentários:

Postar um comentário

Hiper Seriados

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO